Dr. Daniel Malta, PhD

30 de jul de 20214 min

Você conhece alguém que colocou facetas de porcelana e o resultado ficou com aparência artificial?

Com os recursos atuais de planejamento e execução é possível entregar um trabalho com facetas de porcelana imitando as características ópticas dos dentes naturais remanescentes, devolvendo estética e função com longevidade.

Antes e depois. Observe a mudança na cor, forma e textura dos incisivos laterais superiores.

A primeira consulta

Um dos pontos importantes para alcançar resultados expressivos em Odontologia Estética é o diagnóstico da situação. Tudo começa na primeira consulta com uma conversa sobre a vida do cliente. Conhecer bem o paciente é fundamental por que possibilita apresentar opções de tratamento que estão em consonância com a sua realidade atual.

Usualmente ocupamos o tempo da primeira consulta com a conversa inicial, apresentação do portfólio, orientações de higiene oral, limpeza profunda, exame clínico, fotografias e solicitação de exames complementares. Preferimos deixar para um segundo encontro a apresentação do plano de tratamento e orçamento por que acreditamos que deste modo o atendimento é mais completo. No entanto, em alguns casos é possível fazer tudo em um só momento.

Observe o antes e depois com os lábios em repouso. Note a mudança na cor, forma e textura dos incisivos laterais.

Plano de tratamento e orçamento

Para elaboração do plano de tratamento e orçamento, juntamos as informações adquiridas na primeira consulta (informações pessoais, clínicas e fotográficas) com os exames complementares (radiografias e ou tomografias, e escaneamento). Neste momento todo o time participa dentro da sua área de especialização. Uma rede de profissionais formada por Dentistas e Técnicos em Prótese Dentária entram em campo com sugestões para ajudar na formatação do plano de tratamento.

No caso clínico apresentado neste artigo optamos em usar uma porcelana austríaca que tem características mecânicas e ópticas semelhantes aos dentes naturais para substituir as facetas de resina composta dos incisivos laterais superiores, que apresentavam sinais de alteração de cor, forma e características ópticas. Adicionalmente, as facetas de resina composta mostravam excessos de material restaurador nas margens, e acabamento e polimento precários, provocando inflamação gengival permanente, principalmente no incisivo lateral esquerdo.


Você tem dúvidas? Clique aqui para falar conosco por WhatsApp!


O que é melhor, resina ou porcelana?

A resina composta é um ótimo material restaurador. Mas, preferimos indicar porcelanas quando a área a ser restaurada ocupa mais de dois terços do volume do dente, e quando há a necessidade de estética com longevidade. Restaurações de porcelana, se bem indicadas e executadas, mantém a cor e a forma original por mais tempo. Já as restaurações de resina também são duráveis, mas necessitam de polimentos e reparos frequentes para manutenção do brilho, textura, forma e características ópticas.

Observe as facetas de resina composta com alteração de forma, textura e cor.

A importância das fotografias

Todos os nossos pacientes têm seus dentes, sorriso e a face fotografados durante a primeira consulta. As fotografias são essenciais para o planejamento estético e para auxiliar na comunicação com o ceramista. O ceramista é técnico em prótese dentária que vai produzir a faceta de porcelana. Somente ceramistas muito experientes conseguem reproduzir com fidelidade as características naturais dos dentes.

O desafio é copiar a natureza

Em casos como este o desafio é copiar a natureza. O primeiro passo foi remover as facetas de resina composta. A remoção das facetas de resina composta foi feita com muito cuidado para não aprofundar o desgaste dental. Quanto menos desgaste, mais beleza e longevidade. Em outras palavras, quanto mais preservamos a estrutura dental, mais bonito e duradouro será o trabalho final. Neste caso, a espessura das porcelanas ficou em torno de 0,03mm. Porcelanas ultrafinas são frágeis durante o manuseio. Mas, são resistentes após a colagem sobre os dentes.

Super close up do antes e depois com fundo escurecido mostra bem de perto a naturalidade do trabalho feito em porcelana. Note que substituímos a resina composta da borda incisal do incisivo central.

Estética e função mastigatória

Estética e função mastigatória caminham juntas. A durabilidade ou longevidade do trabalho restaurador é dependente dos movimentos funcionais ou mastigatórios. No caso em questão indicamos restaurar a ponta dos caninos superiores com resina composta para o re-estabelecimento das chamadas guias de lateralidade e também fizemos um implante dentário em um dente posterior que precisou ser extraído por motivo de fratura. Adicionalmente indicamos também o uso de uma placa de proteção durante o sono, por que a paciente apresentava sinais clínicos de bruxismo. Uma vez que o ranger dos dentes durante a noite promove o desgaste da estrutura dental, poderá também destruir todo o trabalho feito em resinas e porcelanas. Por isso, neste caso, o uso da placa de proteção todas as noites é muito importante para a longevidade do tratamento.

O resultado final

Veja nas fotografias abaixo a naturalidade do trabalho feito em porcelana sobre os incisivos laterais superiores. Nós também substituímos uma pequena restauração em resina composta no incisivo central. Gostou?

Super close up em vista lateral com fundo escuro para mostrar os detalhes ópticos do trabalho executado em porcelana.

Observe a vista de perfil. Observe a integração da faceta de porcelana com os dentes, gengiva e lábios.

Resultado final! Note a naturalidade do trabalho executado.


Veja mais casos semelhantes clicando aqui.


Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!


Ceramista: Karina Pessoa (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Cerâmica: Creation CC (Creation, Austria)

Resina composta: Harmonize XL2D (Kerr, Orange County, EUA)

Corante: Branco (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)


De acordo com a legislação em vigor, o Dr. Daniel Malta, CRO/SC 12497, Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, pela Universidade Estadual Paulista, University of Southern of California, e Universidade Federal de Santa Catarina, esclarece que o caso apresentado não pode servir como padrão ou referência genérica, uma vez que a Odontologia não é uma ciência exata e cada paciente tem suas próprias peculiaridades.


Nós vamos mudar o mundo. Um sorriso por vez!


O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, pela Universidade Estadual Paulista, University of Southern of California, e Universidade Federal de Santa Catarina. Seu trabalho como clínico e Professor de Pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Founder e CEO do BrushClub - O primeiro Clube de Assinatura de escovas de dentes do mundo. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.


Nossa clínica está nos jardins do Square SC401

Estamos esperando por você! Sinta-se em casa!


Veja como é fácil agendar em nosso site!


O resultado aparece quando você ama o que faz!


Nossa história contada em fotos!

Veja acima a trajetória de sucesso do Dr. Daniel Malta contada em fotos. O Dr. Daniel Malta fez Especialização e Mestrado em Dentística na renomada Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara em São Paulo; foi estagiário no Instituto de Física da USP de São Carlos; Professor visitante na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde fez parte da sua Tese de Doutorado, defendida pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis em Fevereiro de 2012.


Imprensa falada


Imprensa escrita

Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

#Odontologiaestética #Clareamentodental #Lentesdecontatodentais #Dentistica #Invisalign #Prevencao

    8710
    0