• Dr. Daniel Malta, PhD

Clareamento dental com laser prejudica os dentes


Clarear os dentes pode ser aterrorizante para algumas pessoas por causa da sensibilidade. A novidade é que isso é coisa do passado. Desde de 2012 empregamos com sucesso o clareamento dental com agentes clareadores de baixa concentração. Isso não só reduz ou elimina a sensibilidade como também protege os tecidos pulpares.

A sensibilidade trans-clareamento ocorre por que o agente clareador consegue alcançar as células pulpares provocando a sua morte e ou inflamação. Portanto quanto menor for a concentração do agente clareador, melhor. Um estudo publicado recentemente mostrou que o nível de agressão às células pulpares é diretamente proporcional à concentração do agente clareador e a irradiação de luz (LED ou LASER).

"Em conclusão, o peróxido de carbamida à 10% constitui-se em um agente clareador seguro, quando usado dentro das recomendações. Ademais, a aplicação de peróxido de hidrogênio em altas concentrações provocou alterações relevantes ao tecido pulpar, que foram acentuadas pelo emprego de irradiação luminosa." Scotti CK, Spiert CR, Baseggio W. Efeito citotóxico de agentes clareadores na polpa: um estudo in vivo. Rev Dental Press Estét. 2015 out-dez; 12(4)92-9.

Mesmo assim, alguns acreditam que a melhor técnica de clareamento dental é aquela ativada por irradiação de luz - LED ou LASER. Mas a ciência não confirma isso! Um estudo clínico publicado em 2010 já dizia que todas as técnicas de clareamento dental são iguais após 02 semanas.

"O grau de clareamento obtido com a técnica caseira foi similar ao obtido com a técnica de consultório, independentemente da irradiação de luz ou da combinação das duas." Bernardon JK, Sartori N, Ballarin A, Perdigão J, Lopes G, Baratieri LN. Clinical performance of vital bleaching techniques. Operative Dentistry, 2010, 35-1, 3-10.

Portanto, é por isso que na nossa prática clínica e nos cursos que ministramos não recomendamos o emprego de agentes clareadores de alta concentração e a irradiação com LED ou LASER. Deste modo nosso protocolo clínico alcança o sucesso clareador sem provocar sensibilidade (ou reduzindo-a a quase zero), e sem agredir os tecidos pulpares - aumentando a longevidade do dente.

Veja abaixo o resultado final de um lindo caso clínico.


Veja o resultado final! Note que a cor dos dentes superiores é mais clara que B1. Isso indica o sucesso do tratamento! Não é o máximo?!

Vamos conversar?

O caso clínico acima foi executado na Turma 03 do nosso curso Estética Avançada com Resinas e Cerâmicas, no CEOI, em Florianópolis. O curso de atualização é dividido em 08 módulos, sendo o quarto dedicado à novas abordagens de clareamento dental. Se você é acadêmico de Odontologia ou Dentista clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos ou aqui para baixar o e-book sobre clareamento dental! Se você é paciente e quer ter o seu sorriso clareado sem sensibilidade entre em contato conosco e marque uma consulta de avaliação agora mesmo!

Agente clareador: Peróxido de carbamida à 10 e 37% (Power Bleaching, BM4, Brasil)


O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129​

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é CEO do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do País. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.

Daniel Malta Odontologia I Viva a Experiência!

#Clareamentodental #Odontologiaestética #Editorial #Fotografia

Daniel Malta Odontologia BrushClub LTDA ME | 28.932.305/0001-50

Rodovia José Carlos Daux, 5500 I loja 12A | Florianópolis/SC - CEP 88032-005 |

Telefones (48) 9 9177-8635 ou (48) 4042-9676 

CRO - SC 12467

  • Facebook
  • Instagram