• Dr. Daniel Malta, PhD

Como rejuvenescer o sorriso sem parecer artificial?

O rejuvenescimento do sorriso consiste em recuperar a cor, a forma e a textura dos dentes. O planejamento prévio é a chave do sucesso deste tipo de tratamento. Deste modo conseguimos rejuvenescer o sorriso devolvendo estética e função com longevidade e naturalidade.

Lente de contato dental. Antes e depois. Daniel Malta Odontologia Estética em Florianopolis.
Antes e depois. Observe a mudança na cor, forma e textura de todos os dentes.

A primeira consulta


Tudo começa na primeira consulta. É neste primeiro encontro que vamos conversar com o paciente sobre o seu histórico dentário e também sobre a sua vida. Em Odontologia Estética é muito importante o diagnóstico da situação. Obter dados pessoais e clínicos do paciente é fundamental para apresentar as possibilidades de tratamento.

Normalmente a primeira consulta consiste em uma conversa inicial, onde também vamos apresentar o nosso portfólio de casos clínicos, seguido de orientações de higiene oral, exame clínico, limpeza profunda, fotografias intra e extra bucais, e solicitação de exames complementares. Em alguns casos é possível fazer o plano de tratamento e o orçamento na mesma sessão. Já em outros, preferimos aguardar os exames para então em um segundo momento apresentar as possibilidades de tratamento.



Plano de tratamento e orçamento


O plano de tratamento e o orçamento começam a ser construídos na primeira consulta. Todas as informações coletadas na consulta inicial são estudadas pelo nosso time e juntamente com os exames complementares elaboramos o plano de tratamento e o orçamento. Após a aprovação, damos início a execução do que foi proposto com moldagens e novas fotografias se necessário.

Foi o que ocorreu com o caso clínico apresentado neste artigo. Iniciamos a execução do planejamento fazendo moldagens, registros de mordida, montagem no articulador semi-ajustável (equipamento que registra com precisão a mordida) e novas fotografias. Todo o material foi enviado para os nossos técnicos para elaboração do planejamento em cera (maquete do novo sorriso).

Você tem dúvidas? Clique aqui para falar conosco por WhatsApp!

Maquete do novo sorriso


A maquete do novo sorriso é o planejamento feito em cera montado no articulador (dispositivo que registra a mordida). Com ele, é possível obter uma prévia do resultado final do tratamento e assim avaliar a estética e a função antes dos desgastes e da confecção das porcelanas. Neste caso, o planejamento em cera também serviu para auxiliar na confecção dos provisórios. A fase de provisórios é muito importante para avaliar a estética e também a função mastigatória (mordida).

Enceramento diagnóstico. Daniel Malta Odontologia Estética em Florianópolis.
O enceramento diagnóstico é a maquete do novo sorriso feito em cera.


Estética e função mastigatória


Estética e função mastigatória caminham juntas e são fatores importantes para a determinação da longevidade do tratamento. No caso em questão nós realizamos a alteração do padrão de mordida, antes cruzada em um dos lados. A fase de planejamento e dos provisórios é ainda mais importante em casos como este. O paciente precisa se habituar com a nova mordida. Se necessário, alterações podem ser feitas nesta fase provisória antes da confecção das porcelanas.


Os provisórios


Os provisórios são importantes para avaliar a estética e a função mastigatória. Normalmente a mudança estética e funcional já ocorre nesta fase. Mas, o resultado final será ainda mais bonito e com aparência natural. O fato é que na fase de provisórios os dentes estão todos unidos e não possuem as características ópticas e de textura que tornam o trabalho em porcelana único. As guias de referência da função mastigatória (anterior e de lateralidade) são avaliadas e podem ser alteradas se necessário antes da confecção das porcelanas.


Lentes de contato dentais antes e depois. Daniel Malta Dentista em Florianópolis.
Super close up do antes e depois com fundo escurecido mostra bem de perto a naturalidade do trabalho feito em porcelana.

As porcelanas


As porcelanas dos dentes superiores são confeccionadas uma vez que foram definidos todos os aspectos estéticos e funcionais na fase dos provisórios. Para este caso, escolhemos um tom de branco mais opaco por que o cliente possuía os dentes escurecidos por tetraciclina. A tetraciclina é um antibiótico que quando usado na primeira infância pode escurecer os dentes permanentes. O resultado final ficou bem natural, apesar de estarmos trabalhando com uma porcelana opaca.


Branco, mas natural


Para atingir um resultado branco, mas ainda assim com aparência natural, é necessário muito planejamento. Observe nas fotografias do antes e depois que copiamos algumas características dos dentes originais. Assim, a impressão que passa é que alteramos somente a cor. No entanto, alteramos a cor, a forma e a textura de todos os dentes. Esse resgate de características marcantes do sorriso é o que torna o nosso trabalho único e personalizado. Deste modo, o cliente se reconhece ao olhar no espelho e as pessoas que convivem com ele não percebem a mudança de forma exagerada.

O rejuvenescimento do sorriso envolve também outros fatores como textura de superfície e características ópticas. O envelhecimento dos dentes apaga essas marcas da juventude e portanto devemos devolve-las.

Os dentes não são monocromáticos, como muitos pensam. Na borda incisal por exemplo há efeitos ópticos de opalescência em azul e contra opalescência em ocre. É também possível encontrar manchas brancas em toda a superfície dos dentes e um efeito tipo degradê em ocre na região próxima da gengiva. No caso em questão, uma textura natural e todas as características ópticas supra-citadas foram reproduzidas com sutileza.


Facetas de porcelana. Daniel Malta Odontologia Estética em Florianópolis.
Super close up em vista lateral com fundo escuro para mostrar os detalhes do trabalho executado em porcelana.