top of page
  • Foto do escritorDr. Daniel Malta, PhD

Bruxismo e lentes de contato dental

Atualizado: 18 de jul. de 2019


O ranger dos dentes durante a noite, chamado de bruxismo é um ato involuntário. Se não controlado pode levar ao desgaste excessivo dos dentes. O envelhecimento do sorriso é uma das consequências do bruxismo. Neste artigo vamos mostrar como reabilitamos o sorriso de um paciente bruxista com lentes de contato dental. Também vamos mostrar como é simples evitar o desgaste dos dentes.


Lentes de contato dentais

Na foto inicial, observe as áreas planas de desgaste na borda incisal dos dentes anteriores. Note que o canino já perdeu a forma padrão, caracterizada por uma ponta.

Como saber se é bruxismo?

Um Cirurgião-Dentista bem atento identifica o bruxismo facilmente durante um exame clínico de rotina. Se diagnosticado precocemente pode ser controlado por meio do uso de uma placa rígida. O uso diário da placa é necessário para proteger os dentes do desgaste. Com a placa os dentes se mantém íntegros, sem áreas de desgaste. Caso contrário serão desgastados.

Quem faz bruxismo pode usar lente de contato dental?

Pode! O que o bruxismo destruiu, nós reconstruímos com 10 lentes de contado dentais. Para chegarmos a este resultado foram necessárias apenas três consultas. Apesar do número pequeno de encontros, um trabalho como este demanda muitas horas de planejamento e tempo clínico além do suporte de um excelente ceramista. É também necessário o emprego de muita tecnologia e conhecimento para alcançar um resultado final tão natural e expressivo.


Observe as porcelanas adaptadas no modelo de gesso.


Veja a naturalidade do trabalho em porcelana. Note os efeitos ópticos. Isso deixa o trabalho natural. Assim, ninguém vai perceber que você tem lentes de contato dentais.


Mais de perto, os efeitos ópticos ficam mais evidentes. Manchas brancas, ocre e até mesmo em azul tentam imitar, com sucesso, neste caso, a natureza.


Observe nesta imagem espelhada a harmonia das lentes de contato dentais com os dentes inferiores e lábios de forma geral.

Quais são os cuidados para quem faz bruxismo?

Um tratamento com lentes de contato dentais em um paciente bruxista somente pode ser encerrado com a instalação de uma placa protetora. A placa é necessária para protejer os dentes e as lentes de contato dentais dos desgastes provocados pelo bruxismo. Ela deve ser usada toda noite ou também durante o dia se o paciente faz apertamento dental, além do bruxismo noturno. Caso contrário o sorriso será novamente desgastado. O bruxismo não tem solução. Mas, é possível reverter seus efeitos deletérios com as lentes de contato dentais, e controla-lo com uso das placas rígidas.


Placa rígida instalada para proteger os dentes e as lentes de contato dentais do desgaste provocado pelo bruxismo.

 
 

Se você é acadêmico de Odontologia ou Dentista clique aqui e saiba mais sobre os nossos cursos! Se você é paciente e quer ter o seu sorriso renovado entre em contato conosco e marque uma consulta de avaliação agora mesmo!

 

Ceramista: Wilmar Porfírio (Rio Verde, Goiás, Brasil)

Cerâmica: E-max HTB1 (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

Agente clareador: Peróxido de carbamida à 10 e 37% (Power Bleaching, BM4, Brasil)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)

Cola: Variolink Esthetic Light (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

 

Dr. Daniel Malta - Expert em lentes de contato dentais

O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129​

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Co-CEO e Founder do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do País. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.

 




Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

528 visualizações0 comentário
whatsapp logo_edited.png
bottom of page