• Dr. Daniel Malta, PhD

Tudo sobre lente de contato dental

Atualizado: 14 de Ago de 2019


Lente de contato dental é uma lâmina de cerâmica ou porcelana colada sobre os dentes para mudar a cor, o formato e a textura do sorriso. A lente de contato dental pode também corrigir pequenos desalinhamentos. O resultado final do trabalho com lente de contato dental pode mudar o sorriso por completo.

Delicada, muito fina e extremamente transformadora, a lente de contato dental pode mudar completamento o seu sorriso.

O que é lente de contato dental?

Lente de contato dental é uma lâmina fina de cerâmica ou porcelana que reveste o dente e altera a sua forma, cor, textura e posição para modificar ou rejuvenescer o sorriso. A lente de contato dental pode ser colada sobre os dentes previamente desgastados ou não. Quando o desgaste existe, e é muito grande, passamos a chamar a lente de contato dental de faceta ou coroa. Atualmente, é comum, na linguagem popular, chamarmos todos os tipos de restauração em porcelana de lente de contato dental. No entanto, na linguagem técnica e científica própria da área odontológica, lente de contato dental, facetas e coroas odontológicas são restaurações distintas.

Quanto tempo dura a lente de contato dental?

O tratamento com lente de contato dental pode durar mais de 20 anos. Um estudo clínico realizado com pacientes mostrou que apenas 4% das facetas de porcelana falharam em 21 anos. Clique aqui para ver o resumo deste estudo, publicado originalmente em inglês, no International Journal of Prosthodontics, em 2012. Segundo este artigo, a lente de contato dental deve ser colada sobre o esmalte para uma maior sobrevida. Portanto, a longevidade deste tipo de tratamento está ligada a preservação de esmalte dental. No entanto, outros fatores também devem ser levados em consideração como a oclusão (mordida) e o emprego de insumos de qualidade, como o adesivo, a cola e até mesmo o aparelho fotopolimerizador (luz azul).

Para que serve a lente de contato para os dentes?

A lente de contato dental serve para alterar a cor, a forma, a textura e a posição dos dentes. Essas mudanças podem transformar o sorriso por completo, deixando-o mais branco, jovial, alinhado e com a forma e características adequadas. Sendo assim, com um bom planejamento podemos rejuvenescer o sorriso por completo. O resultado final pode ser tão natural quanto os dentes. Nem tão branco, nem tão amarelado, com textura, pequenas manchas brancas e caracterizações e simulações de opalescência e contra-opalescência podem ser a chave para a obtenção de um sorriso final branco, mas natural.

Lente de contato dental - desvantagens

As principais desvantagens da lente de contato dental estão relacionadas ao desgaste dental, quando necessário, e ao custo do tratamento. As vezes é necessário desgastar os dentes para melhorar a sua posição no arco dental. Esse desgaste deve ser planejado e guiado para não ser muito invasivo. Há casos onde não precisamos desgastar os dentes e outros em que o desgaste é tão reduzido que não há necessidade do uso de provisórios. Sim! Existe a possibilidade de realizar esse tratamento sem desgaste algum. Cada caso é um caso! Cada paciente deve ser avaliado de forma individual. O planejamento é quem vai guiar o Cirurgião-Dentista e sua equipe de ceramistas. Um bom planejamento nós diz onde é preciso desgastar mais e onde é possível preservar estrutura dental sadia.

Lente de contato dental - famosos

O tratamento com lente de contato dental é o preferido dos famosos. Muitos artistas exageram na cor dos dentes. É relativamente comum ver personalidades do esporte, por exemplo, exibindo um sorriso tal como teclas de piano (todos os dentes do mesmo tamanho) e brancos como uma louça. Temos que nos lembrar que celebridades vivem de notícias. Muitas vezes o que ele quer é ser notado. Isso gera mídia para eles. Nós, Cirurgiões-Dentistas, devemos orientar nossos pacientes quanto a cor e formato do dentes. O meio termo é sempre o melhor caminho.

Você ainda tem alguma dúvida? Veja o vídeo abaixo!

Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!

Lente de contato dental - rejuvenescimento

As lentes de contato dentais podem ser empregadas para rejuvenescer o sorriso como mostra esse caso clínico de uma paciente de 60 anos que teve seus dentes transformados. Clique no link para ver mais! Observe que apesar de branco, o sorriso final não parece ser artificial. Deixar os dentes brancos, mas com aparência natural, é um desafio. Aqui na clínica levamos isso muito a sério!

Lente de contato dental - Extreme mommy makeover

Sim! Eu mostro para vocês este lindo caso clínico onde rejuvenescemos o sorriso da minha querida mãe. Investimos bastante tempo no planejamento para que o resultado tenha aparência natural. Acesse aqui a descrição completa deste caso e note que além de lentes de contato dentais, empregamos neste caso, coroas sobre dentes e implantes. Também clareamos os dentes previamente.


Lente de contato dental - branco natural

Em muitos casos o tratamento com lente de contato dental deixa o sorriso muito artificial. Observe neste caso clínico, de um paciente jovem, como a mudança de forma, textura e cor dos dentes melhorou o seu sorriso por completo. Apesar desta mudança, o sorriso continua com aparência natural. Clique no link acima para ver este lindo caso clínico e tire você mesmo suas conclusões!


Lente de contato dental - bruxismo

Quem faz bruxismo (ranger dos dentes durante à noite) pode usar lente de contato dental? - A resposta é sim! Desde que o controle do bruxismo seja realizado com uso de uma placa miorelaxante (relaxante muscular). Além de protejer as lentes de contato dentais, a placa também proteje os dentes e todo o sistema muscular-esquelético envolvido na mastigação. Adicionalmente, o uso da placa reduz o desconforto relacionado à dor muscular no masseter (músculo da face que ajuda no movimento de abrir e fechar a boca) ao acordar. Clique aqui para ver um caso clínico em que devolvemos à estética e a função em um paciente de 40 anos que relatou que é bruxista desde os 20 anos. O que o bruxismo desgastou, nós recuperamos com lentes de contato dentais bem finas e delicadas.



O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é CEO do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do País. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.

Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

#Odontologiaestética #Clareamentodental #Lentesdecontatodentais #Dentistica

Daniel Malta Odontologia BrushClub LTDA ME | 28.932.305/0001-50

Rodovia José Carlos Daux, 5500 I loja 12A | Florianópolis/SC - CEP 88032-005 |

Telefones (48) 9 9177-8635 ou (48) 4042-9676 

CRO - SC 12467

  • Facebook
  • Instagram