top of page
  • Foto do escritorDr. Daniel Malta, PhD

Deseja ter um sorriso lindo sem colocar lentes em todos os dentes? Então leia este artigo!

Muitos clientes vem até o nosso consultório pensando que precisam de lentes de contato dentais em todos os dentes para mudar o sorriso. A grande maioria fica surpresa quando apresentamos o plano de tratamento. Mas, por que?

Lente de contato dental
Antes e depois. Observe a mudança nos caninos, no incisivo central e lateral do lado esquerdo.


Diagnóstico


O primeiro passo é fazer um bom diagnóstico da situação e neste ponto cada caso é um caso. É por isso que não passamos orçamentos pelo telefone ou WhatsApp. O cliente tem que vir até a clínica e fazer o que chamamos de consulta inicial.


Na consulta inicial vamos conversar com o paciente sobre o seu histórico dentário e expectativas sobre o tratamento. Adicionalmente vamos passar instruções de higiene oral individualizadas, fazer uma limpeza profunda, exame clínico, fotografias dos dentes e às vezes da face também, solicitação de exames complementares e muito mais. Todo esse material vai nos ajudar a fazer o plano de tratamento e o orçamento.

O retorno


É verdade que em alguns casos nós passamos o plano de tratamento e o orçamento na consulta inicial, mas fazemos isso somente se os dados obtidos neste primeiro encontro forem suficientes para tal. Portanto, é no retorno que na maioria das vezes apresentamos o plano de tratamento e o orçamento. Assim, temos mais tempo para ver todos os exames e conversar com o time.

Clareamento dental associado a resina composta e uma faceta de porcelana no incisivo superior esquerdo.
Observe o antes e depois com os lábios em repouso. Note a mudança sutil na ponta dos caninos, na face lateral do incisivo central esquerdo e a grande mudança realizada com porcelana no incisivo lateral superior esquerdo.

Quem faz parte do nosso time?


O nosso time é formado por Dentistas e Técnicos em Prótese Dentária. No caso apresentado neste artigo nós conversamos com os colegas da Periodontia, Ortodontia, Cirurgia e Implantodontia, além dos Técnicos em Prótese Dentária. Percebeu a complexidade deste caso clínico?


Plano de tratamento e orçamento


O caso clínico apresentado neste artigo apresenta um implante em região estética - incisivo lateral superior do lado esquerdo - que foi colocado fora da posição correta. A paciente conviveu com esse problema por anos até um colega encaminhar para nós.


A primeira vista pensamos em remover o implante e fazer enxerto ósseo e de gengiva para tentar resolver a situação. Outra linha de tratamento seria manter o implante e fazer uma porcelana imitando a gengiva em volume e estética. Nosso paciente adorou a segunda opção. Além de mais rápido, este plano de tratamento seria mais previsível e barato.

 

Clique aqui para falar conosco por WhatsApp!

 

A execução


O próximo passo foi fazer uma “maquete" do tratamento em cera. Este trabalho feito em cera foi colocado na posição referente a coroa que estava sobre o implante, e fotografado. A análise das fotografias constatou que tínhamos que melhorar o trabalho em cera a fim de executar uma prótese com gengiva e coroa em porcelana com aspecto mais natural.

Antes e depois com planejamento digital.
Veja na fotografia superior a "maquete"em cêra imitando gengiva e dente, e na imagem inferior a infraestrutura de porcelana reforçada com zircônia feita em impressora 3D especialmente para este caso.

O desafio


Em casos como esse, o grande desafio é tornar o trabalho feito em porcelana imperceptível. Normalmente o trabalho é feito somente na região da coroa, ou do dente. Neste caso, trabalhamos também na região da gengiva. Exato! A gengiva também teve que ser feita em porcelana para mascarar o defeito ósseo provocado pelo implante colocado na posição errada.


Estética e função mastigatória


O plano de tratamento incluiu o planejamento estético e funcional do sorriso da paciente. Após vários “test drives” realizados em cera, finalmente chegamos a um design que exibia um resultado natural tanto para gengiva quanto para o dente.


Como nós deslocamos para baixo o incisivo lateral esquerdo, identificamos um toque na prótese durante o que chamamos de movimento de lateralidade, ou guia lateral. A solução então foi aumentar a ponta dos caninos superiores dos dois lados com resina composta e colocar uma placa de proteção para ser usada durante o sono, todas a noites.


O aumento dos caninos com resina composta foi necessário neste caso por que a paciente teve a ponta dos caninos desgastada pelo bruxismo. Caso a paciente não use a placa protetora durante o sono, todas as noites, haverá um novo desgaste na ponta dos caninos e a resina colocada ali previamente será naturalmente removida. Então, o movimento de lateralidade passará novamente a ser realizado pela prótese de porcelana, o que compromete a longevidade do tratamento.


Resina composta e faceta de porcelana
Super close up do antes e depois com fundo escurecido mostra bem de perto a naturalidade do trabalho feito em resina e porcelana.

O resultado final


Depois de tanto planejamento, o resultado final não poderia ser outro senão um belo trabalho em termos ópticos e funcionais executado por um time que sempre se dedica ao máximo para entregar um trabalho além das expectativas do paciente. No final do tratamento, percebemos que haveria necessidade de colocar um pouco de resina na face lateral direita do incisivo central superior para melhorar o contorno deste dente. Gostou? - Compartilhe!


Super close up em vista lateral com fundo escuro para mostrar os detalhes ópticos do trabalho executado em resina composta e porcelana. Veja a gengiva de porcelana do incisivo lateral esquerdo.
Super close up em vista lateral com fundo escuro para mostrar os detalhes ópticos do trabalho executado em resina composta e porcelana. Veja a gengiva de porcelana do incisivo lateral esquerdo.

Resultado final feito com resina composta e porcelana em dentes anteriores.
Resultado final! Note a naturalidade do trabalho executado.

Veja mais casos semelhantes clicando aqui.


 

Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!

 

Ceramista: Karina Pessoa (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Cerâmica: Creation CC (Creation, Austria) sobre estrutura de zircônia Prettau (Zirkonzahn, Itália)

Resina composta: Harmonize A2D (Kerr, Orange County, EUA)

Corantes: Branco, azul e ocre (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)

 

De acordo com a legislação em vigor, o Dr. Daniel Malta, CRO/SC 12497, Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, esclarece que o caso apresentado não pode servir como padrão ou referência genérica, uma vez que a Odontologia não é uma ciência exata e cada paciente tem suas próprias peculiaridades.


 

Dr. Daniel Malta - Expert em lentes de contato dentais

O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Founder e CEO do BrushClub - O primeiro Clube de Assinatura de escovas de dentes do mundo. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.


 

Nossa clínica está nos jardins do Square SC401




Daniel Malta Odontologia
Estamos esperando por você! Sinta-se em casa!

 

Veja como é fácil agendar em nosso site!



 

O resultado aparece quando você ama o que faz!




 

Nossa história contada em fotos!



Veja acima a trajetória de sucesso do Dr. Daniel Malta contada em fotos. O Dr. Daniel Malta fez Especialização e Mestrado em Dentística na renomada Faculdade de Odontologia da UNESP de Araraquara em São Paulo; foi estagiário no Instituto de Física da USP de São Carlos; Professor visitante na Universidade do Sul da Califórnia, em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde fez parte da sua Tese de Doutorado, defendida pela Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis em Fevereiro de 2012.

 

Imprensa falada













 

Imprensa escrita




















Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

whatsapp logo_edited.png
bottom of page