top of page
  • Foto do escritorDr. Daniel Malta, PhD

Dentes brancos sim, artificiais não!

Trabalhar com estética dental requer muito planejamento, conhecimento e habilidade técnica para executar procedimentos que modificam a cor, o formato e a textura dos dentes. Caso contrário, o risco do tratamento resultar em dentes brancos demais com aparência artificial é grande.

Lente de contato dental
Antes e depois. Observe a cor branca, e o aspecto natural dos dentes.


Diagnóstico


Ao olhar para o antes e depois deste artigo você certamente vai identificar que clareamos os dentes. Sim! O clareamento dental foi um dos procedimentos que executamos, mas não foi o único. O tratamento deste paciente incluiu clareamento dental, aumento do tamanho dos dentes ântero-superiores com resina composta e uma faceta de porcelana no incisivo superior direito. Além disso, iniciamos o tratamento do bruxismo, com a instalação de uma placa de polimetilmetacrilato (PMMA) para proteção dos dentes e do trabalho realizado.

Clareamento dental associado a resina composta e uma faceta de porcelana no incisivo superior esquerdo.
Observe o antes e depois com os lábios em repouso. Note o aumento no tamanho dos dentes.

Primeira consulta


Para nós a primeira consulta é tão importante que reservamos aproximadamente 2 horas para o atendimento. É na primeira consulta que vamos conversar com o cliente sobre o seu histórico dentário e sua expectativa sobre o tratamento. Aqui também mostramos um pouco do nosso portfólio de casos clínicos. Bem documentado, com belas fotografias, essa apresentação é importante para mostrar ao paciente como conseguimos atingir os resultados.


A segunda parte da primeira consulta é na cadeira de atendimento. Iniciamos essa fase ensinando o paciente a escovar os dentes com mais eficiência. São dicas simples, mas que mudam o seu dia a dia para melhor. Não abrimos mão desta etapa do atendimento porque temos a certeza que o conhecimento adquirido será fundamental para a manutenção a logo prazo do resultado do tratamento.

Adicionalmente, durante a primeira consulta também executamos procedimentos como limpeza profunda, inspeção clínica, fotografias e normalmente solicitamos exames complementares que nos ajudarão no planejamento, orçamento e execução do tratamento.


 

Clique aqui para falar conosco por WhatsApp!

 

Plano de tratamento e orçamento


Quando é possível, o cliente já sai da primeira consulta com o plano de tratamento e orçamento definidos. No entanto, em casos mais complexos, preferimos esperar os exames complementares e então chamamos o cliente para um tomar um café e apresentar como será o trabalho.


Neste caso empregamos recursos de Odontologia Digital para planejar o caso e apresentar para o paciente. Assim fica mais fácil a comunicação. Normalmente todo o nosso time, incluindo aqui o ceramista, trabalha no planejamento.

Antes e depois com planejamento digital.
Veja o antes e depois em uma maquete eletrônica.

Dois pontos chamaram atenção do nosso cliente: o diagnóstico precoce do bruxismo, e o aumento do tamanho dos dentes ântero-superiores com resina composta, além da indicação de uma faceta de porcelana no incisivo superior esquerdo. Para o nosso cliente, clarear os dentes e fazer a faceta de porcelana já era o suficiente. Mas, se fizéssemos apenas isso, o resultado final não seria o mais adequado e também não teria longevidade.


Resina composta e faceta de porcelana
Super close up do resultado final mostra bem de perto a naturalidade do trabalho em resina e porcelana.

Longevidade


Longevidade é algo muito importante para nós. É por isso que ensinamos aos nossos clientes técnicas de escovação e limpeza para a manutenção do tratamento em casa. Adicionalmente, o sutil aumento dos caninos com resina composta também é um fator a ser considerado. Reestabelecer a ponta dos caninos, desgastadas por causa do bruxismo, envolve dois fatores: o estético e o funcional. Ao aumentar os caninos, devolvemos ao paciente o que chamamos de guia canina, e isso é muito importante para a longevidade do tratamento. Outro ponto importante para a longevidade do tratamento é uso diário, noturno, da placa de proteção. O bruxismo desgastou os dentes. Se a placa não for usada, certamente todo o trabalho será perdido em pouco tempo.


Clareamento dental seguido de restaurações de resina e uma porcelana
Observe a naturalidade do aumento dos dentes com resina composta. Note que a porcelana está imperceptível.

Faceta de porcelana
Esta fotografia mostra a faceta de porcelana sendo provada. Veja o dente como era escuro.

Resultado final



O resultado final do tratamento foi alcançado com sucesso. Recebemos um sorriso amarelado, com dentes desgastados e após muito planejamento e execução precisa do tratamento, entregamos dentes brancos e rejuvenescidos. Como pôde ser visto, nem sempre é preciso colocar lentes de contato dentais em todos os dentes para atingir um ótimo resultado. O mais importante é fazer um bom diagnóstico e plano de tratamento. Neste caso clínico fizemos clareamento dental, resinas e porcelana em apenas 01 dente.


Veja mais casos semelhantes clicando aqui.



Clareamento dental seguido de resina composta e uma faceta de porcelana.
Super close up do antes e depois dos dentes superiores. Veja os efeitos ópticos.

 

Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!

 

Ceramista: Karina Pessoa (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Cerâmica: Creation CC (Creation, Austria)

Agente clareador: Peróxido de carbamida à 10 e 37% (Power Bleaching, BM4, Brasil)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)

Cola: Variolink Esthetic Neutral (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

 

De acordo com a legislação em vigor, o Dr. Daniel Malta, CRO/SC 12497, Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, esclarece que o caso apresentado não pode servir como padrão ou referência genérica, uma vez que a Odontologia não é uma ciência exata e cada paciente tem suas próprias peculiaridades.


 

Dr. Daniel Malta - Expert em lentes de contato dentais

O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Founder e CEO do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do mundo. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.


 

Nossa clínica está nos jardins do Square SC401




Daniel Malta Odontologia
Estamos esperando por você! Sinta-se em casa!

 

Veja como é fácil agendar em nosso site!



 

O resultado aparece quando você ama o que faz!




 

Nossa história contada em fotos!



Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

whatsapp logo_edited.png
bottom of page