top of page
  • Foto do escritorDr. Daniel Malta, PhD

Challenging nature | Copiar a natureza é o desafio da Odontologia Estética!

O maior desafio da Odontologia estética é copiar a natureza em sua forma, estética e função. Quando conseguimos isso, não somente alcançamos resultados esteticamente bonitos, mas também duráveis. Recuperar o sorriso dos nossos pacientes com estética e longevidade é o que nos move e nos mantém atentos aos novos materiais e técnicas restauradoras.

Lente de contato dental
Veja o antes depois. Observe o novo sorriso, mais claro e sem o defeito apresentado no incisivo central direito.

Clareamento dental

No caso clínico apresentado neste artigo optamos primeiro por fazer um clareamento dental. Em nossa clínica empregamos uma técnica de clareamento dental que não provoca sensibilidade nos dentes. Isso acontece por que usamos agentes clareadores de baixa concentração tanto na técnica de consultório quanto na supervisionada (caseira). O tempo de tratamento é em torno de 4 a 5 semanas, mas pode ser reduzido ou aumentado conforme cada caso.


Saiba mais sobre clareamento dental clicando aqui.


clareamento dental antes e depois
Observe o antes e depois do clareamento dental. Agora fica mais fácil consertar o defeito no incisivo central direito.

Lente de contato dental

Após o tratamento clareador, fica mais fácil a resolução do caso clínico. O próximo passo é modificar a forma e a textura do incisivo central do lado direito. Observe que este dente tem um defeito na sua estrutura. Note também a beleza do incisivo central do lado oposto. Será que é possível copiar a natureza? Sim! É possível, mas o desafio é enorme.


Neste caso clínico optamos em modificar a forma e a textura do incisivo central direito com uma lâmina de porcelana feldspática. Este tipo de porcelana tem propriedades ópticas e mecânicas parecidas com o esmalte dental - tecido que será substituído. A faceta de porcelana, também conhecida como lente de contato dental - quando muito fina, tal como uma lente ocular - devolveu a naturalidade ao sorriso deste paciente.


Saiba mais sobre lentes de contato dentais clicando aqui.


Faceta de porcelana
Veja o resultado final bem de perto. Observe os efeitos ópticos e a textura muito similar ao dente vizinho.

Longevidade

Copiar a natureza empregando técnicas que preservam os tecidos dentais, e usando materiais restauradores parecidos tanto óptica quanto mecanicamente com os dentes, resultam em trabalhos com baixa manutenção e alta longevidade. Não é preciso ter cuidados especiais. É possível se alimentar normalmente, morder uma maçã ou outra fruta. O único movimento que não recomendamos é o de cortar fitas adesivas ou abrir sachê de catchup. Também não recomendamos usar os dentes para roer unhas ou abrir garrafas. O restante pode fazer tranquilo!


Para preservar o efeito clareador recomendamos retornar para uma consulta de limpeza a cada 6 meses e usar pasta dental clareadora com baixo índice de abrasividade. Você encontra esses cremes dentais na aba Specials do BrushClub (www.brushclub.com.br). Procure pela linha Be You ou Black is White.



Estética dental
Nesta fotografia de frente, observe os efeitos ópticos da lente de contato dental e compare o dente natural.

 

Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!

 

Ceramista: Karina Pessoa (Florianópolis, Santa Catarina, Brasil)

Cerâmica: Creation CC (Creation, Austria)

Agente clareador: Peróxido de carbamida à 10 e 37% (Power Bleaching, BM4, Brasil)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)

Cola: Variolink Esthetic Light (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)


 

De acordo com a legislação em vigor, o Dr. Daniel Malta, CRO/SC 12497, Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, esclarece que o caso apresentado não pode servir como padrão ou referência genérica, uma vez que a Odontologia não é uma ciência exata e cada paciente tem suas próprias peculiaridades.


 

Dr. Daniel Malta - Expert em lentes de contato dentais

O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Founder e Co-CEO do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do mundo. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.


 

Nossa clínica está nos jardins do Square SC401




Daniel Malta Odontologia
Estamos esperando por você! Sinta-se em casa!

Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

230 visualizações0 comentário
whatsapp logo_edited.png
bottom of page