top of page
  • Foto do escritorDr. Daniel Malta, PhD

Escurecimento por tetraciclina | Reabilitação estética e funcional

O antibiótico tetraciclina pode provocar o escurecimento dos dentes quando administrado no período da sua formação. O escurecimento é caracterizado por faixas de cor amarelo ou marrom, são permanentes e podem ser resistentes ao clareamento dental.

Lente de contato dental
Antes e depois. Observe a cor branca, e o aspecto natural dos dentes.

Diagnóstico


O diagnóstico diferencial da pigmentação dos dentes por tetraciclina é caracterizado pelo aparecimento de faixas amarronzadas em todos os dentes permanentes. Nos casos mais graves, a pigmentação por tetraciclina é resistente ao clareamento dental e procedimentos restauradores adicionais com resina composta ou porcelana podem ser necessários.


Exames complementares


Para fechar o diagnóstico e elaborar o plano de tratamento, solicitamos vários exames complementares, como os radiográficos e o escaneamento intra-oral. De posse destes exames, das fotografias iniciais, e dos dados coletados na primeira consulta, elaboramos o plano de tratamento e o orçamento.


 

Clique aqui para falar conosco por WhatsApp!

 

Plano de tratamento


No caso clínico apresentado neste artigo, optamos por associar o tratamento clareador com restaurações de porcelana em todos os dentes, visto que o paciente apresentava os dentes severamente desgastados por bruxismo. No final, iniciamos o tratamento do bruxismo, que incluiu uma placa protetora de uso noturno.


Tratamento clareador


Clareamos os dentes por 05 semanas usando técnicas conservadoras de clareamento dental que não causam dor ou sensibilidade, portanto não acarretam danos aos dentes. Em nossa metodologia de clareamento, o cliente vai ao consultório 01 vez por semana para a aplicação do gel clareador. Por seguir as recomendações mais atualizadas da literatura, não empregamos laser ou qualquer outra fonte de luz para acelerar o procedimento.


lente de contato dental antes e depois
Observe o antes e depois dos dentes superiores. Note os detalhes, importantes para dar naturalidade.

Restaurações com porcelana


Como já era esperado, o tratamento clareador foi eficiente até certo ponto. Apesar de não clarear totalmente os dentes, o tratamento clareador foi importante para diminuir a abrasão nos dentes para a colocação das porcelanas. Após a abrasão, os dentes se mostraram ainda muito escuros. Para não desgastar ainda mais os dentes, escolhemos uma porcelana com características de baixa translucidez. Assim, conseguimos esconder o escurecimento dental causado pela tetraciclina.


Resultado final


Depois de muito planejamento e execução, finalizamos o trabalho com um resultado que chama atenção por sua naturalidade. Rejuvenescemos o sorriso restabelecendo sua forma, cor e textura. Adicionalmente melhoramos também a função mastigatória devido a reconstrução dos dentes desgastados pelo bruxismo. Todo o trabalho foi executado por meio de técnicas que preservam a estrutura dental. Isso garante baixa manutenção e longevidade.


Veja mais casos semelhantes clicando aqui.


Faceta de porcelana
Veja neste super close up a integração da porcelana com a gengiva e os detalhes naturais.
 

Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!

 

Ceramista: Wilmar Porfírio (Rio Verde, Goiás, Brasil)

Cerâmica: E-max MTBL3 (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

Agente clareador: Peróxido de carbamida à 10 e 37% (Power Bleaching, BM4, Brasil)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)

Cola: Resina composta Z100 A3 (3M, Brasil)


 

De acordo com a legislação em vigor, o Dr. Daniel Malta, CRO/SC 12497, Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, esclarece que o caso apresentado não pode servir como padrão ou referência genérica, uma vez que a Odontologia não é uma ciência exata e cada paciente tem suas próprias peculiaridades.


 

Dr. Daniel Malta - Expert em lentes de contato dentais

O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Founder e Co-CEO do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do mundo. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.


 

Nossa clínica está nos jardins do Square SC401




Daniel Malta Odontologia
Estamos esperando por você! Sinta-se em casa!

 

Veja como é fácil agendar em nosso site!



 

O resultado aparece quando você ama o que faz!




Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

867 visualizações0 comentário
whatsapp logo_edited.png
bottom of page