top of page
  • Foto do escritorDr. Daniel Malta, PhD

Odontologia Digital para o Rejuvenescimento do Sorriso

Atualizado: 23 de jan. de 2020

Chamamos de Odontologia Digital o conjunto de ferramentas que auxiliam o Cirurgião-Dentista à planejar e executar tratamentos com o objetivo de alcançar de forma mais assertiva os resultados desejados. No caso clínico apresentado neste artigo, usamos ferramentas digitais para o rejuvenescimento do sorriso desde do início do tratamento. Confira!

Lente de contato dental
Antes e depois. Observe a nova arquitetura gengival, o formato, a textura e a cor dos dentes. O aspecto branco, porém natural, do novo sorriso é o resultado de um planejamento onde os princípios biomiméticos foram aplicados.

Fotografia

Na primeira consulta, após a conversa inicial, orientações de higiene oral, limpeza profunda e exame clínico, usamos o primeiro recurso digital - o protocolo fotográfico. As fotografias são importantes para o diagnóstico, planejamento e também para a comunicação com o paciente, com o cadista (técnico em prótese dental que executa o planejamento virtual), e com o ceramista (técnico em prótese dental que confecciona as porcelanas).


Escaneamento dos dentes

Outro recurso digital muito importante é o escaneamento dos dentes e estruturas adjacentes. No caso clínico apresentado, a digitalização dos dentes foi importante para o diagnóstico, planejamento e execução do tratamento. O arquivo digital foi empregado no planejamento e execução do tratamento ortodôntico, na cirurgia plástica gengival e no planejamento e confecção das porcelanas.

Planejamento estético virtual
A primeira fotografia mostra logo após a finalização do tratamento ortodôntico com Invisalign. Observe o planejamento virtual dos dentes superiores. Note que diminuímos o tamanho dos incisivos centrais e laterais, e reposicionamos o tecido gengival. Veja abaixo o vídeo completo do planejamento digital.


 

Veja o vídeo acima do planejamento virtual do caso apresentado neste artigo.


 

Ortodontia com Invisalign

O Invisalign é um aparelho ortodôntico que emprega recursos digitais em todas as esferas do tratamento. O sistema Invisalign foi empregado neste caso clinico para melhorar a posição dos dentes e deste modo a função mastigatória. Além de ser quase imperceptível, o Invisalign nos dá previsibilidade mostrando como ficará a posição dos dentes no final do tratamento.


Cirurgia plástica gengival

O planejamento da cirurgia plástica gengival foi todo feito de forma digital. A execução do trabalho foi realizado por meio de um guia cirúrgico impresso em uma impressora 3D, confeccionado por meio digital a partir da sobreposição de imagens adquiridas por fotografia, escaneamento e exame tomográfico. Todo o planejamento para a execução desse guia cirúrgico foi realizado de modo remoto, onde os profissionais envolvidos se comunicaram por aplicativo a partir de cidades diferentes. A precisão do guia e a previsibilidade do trabalho diminuíram o tempo clínico do ato cirúrgico, resultando em um pós-operatório mais confortável.


lente de contato dental antes e depois
Observe o antes e depois dos dentes superiores. Veja bem de perto o novo contorno gengival e os detalhes ópticos, de textura e a nova forma dos dentes.

Porcelanas impressas

Hoje em dia é possível imprimir as porcelanas em impressoras 3D. Neste caso, parte do trabalho foi realizado deste modo. A impressão acelera o processo de confecção das próteses. Mas, para o trabalho ficar com a aparência natural, o toque humano do artista ceramista é necessário.


Resultado final


Os processos digitais foram importantes desde o planejamento à execução do caso apresentado. O desafio neste caso foi conduzir o trabalho tal como planejado. O toque humano na cirurgia plástica gengival, nos desgastes dos dentes, na moldagem, na finalização das porcelanas, na colagem das peças sobre os dentes e no acabamento foi decisivo para alcançar o excelente resultado final.


Veja mais casos semelhantes clicando aqui.


Faceta de porcelana
Veja neste super close up a integração da porcelana com a gengiva e os detalhes ópticos de opalescência e contra-opalescência, além da textura e detalhes que tornam o novo sorriso natural e harmônico.
Estética dental
Nesta fotografia veja com mais nitidez os efeitos ópticos e naturais criados na porcelana para rejusvenecer o sorriso.
 

Você já conhece o nosso trabalho. Sabe que não abrimos mão da qualidade. Venha nos visitar! Tomar um café! ​Agende aqui por WhatsApp!

 

Ceramista: Wilmar Porfírio (Rio Verde, Goiás, Brasil)

Cerâmica: E-max HTBL4 (Ivoclar Vivadent, Liechtenstein)

Agente clareador: Peróxido de carbamida à 10 e 37% (Power Bleaching, BM4, Brasil)

Adesivo: Opti Bond FL (Kerr, EUA)

Cola: Resina composta Z100 A2 (3M, Brasil)


 

De acordo com a legislação em vigor, o Dr. Daniel Malta, CRO/SC 12497, Especialista, Mestre e Doutor em Dentística, esclarece que o caso apresentado não pode servir como padrão ou referência genérica, uma vez que a Odontologia não é uma ciência exata e cada paciente tem suas próprias peculiaridades.


 

Dr. Daniel Malta - Expert em lentes de contato dentais

O Dr. Daniel Malta é Especialista, Mestre e Doutor em Dentística. Seu trabalho como clínico e professor de pós-graduação é dedicado à Odontologia Estética. Para o currículo completo acesse http://lattes.cnpq.br/4890037679728129

Adicionalmente, o Dr. Daniel Malta é Founder e Co-CEO do BrushClub - O primeiro clube de assinatura de escovas de dentes do mundo. Acesse www.brushclub.com.br e receba a melhor escova de dentes do mundo no conforto da sua casa.


 

Nossa clínica está nos jardins do Square SC401




Daniel Malta Odontologia
Estamos esperando por você! Sinta-se em casa!

 

Veja como é fácil agendar em nosso site!



 

O resultado aparece quando você ama o que faz!




Daniel Malta Odontologia I Sinta-se em casa!

278 visualizações0 comentário
whatsapp logo_edited.png
bottom of page